Olá amigos! Essa semana que acabou tivemos vários acontecimentos no mundo futebolístico: o presidente do Atlético-MG deixou o cargo alegando incapacidade de gerir o clube; o Corinthians segue firme e forte na luta pela volta a elite do campeonato; Felipão ganha cada vez mais prestígio internacional e a Champions League finalmente começou, mas o que realmente me chamou a atenção foi a falta de interesse dos clubes brasileiros na copa Sul-Americana!
Vamos analisar a situação de nossos clubes hoje. Excepto um clube, o São Paulo, o restante não tem planejamento nenhum para competições internacionais, nenhum é realmente um clube internacional - alguns aparecem, ganham uma libertadores, mas desaparecem do cenário global. Desde 1991 o São Paulo de Telê se apresento ao mundo e nunca mais saiu do mapa desportivo, sempre com planejamento e marcando presença nas principais competições internacionais, além de chegar forte no campeonato brasileiro.
Essa semana o Palmeiras garantiu uma vaga na próxima fase da Sul-Americana ao ganhar do Vasco, em casa, por 3x0, mas ninguém comemorou tal façanha. Até mesmo os jogadores não ligaram para a vitória, torcedores pensavam que o jogo era válido pelo Brasileirão.
Nosso clubes reclamam de duas coisas: calendário e falta de verba.
Nosso calendário é apertado? Eu creio que não, qualquer campeonato no mundo tem a rodada do final de semana e a do final de semana.
Falta verba? Também creio que não! A verba está aí esperando alguém "pegar".
Não priorizar uma competição internacional é burrice. Técnicos e dirigentes não vêm o real valor embutido em participar em uma competição com transmissão para diversos países. O valor do prêmio pode até ser baixo, e é, mas e o patrocínio que que pode gerar um título internacional? e a valorização de um de seus craques? Ninguém coloca isso na ponta do lapís.
Nesse quesito o Tricolor Paulista de destaca! Ninguém é mais internacional no Brasil do que o time do Morumbi! Não é coincidência o time estar negociando a maior cota de patrocínio vista até hoje (estão negociando cerca de 30 milhões com as interessadas.
O torcedor também deve prestigiar seu time em uma competição como essa, pois é o nome da sua paixão que será difundido para o resto do mundo. Todos verão o quão é populoso seu time de coração!
O Palmeiras que quer desenvolver uma arena para a Copa de 2014 terá de repensar sua atitude, pois quanto maior a visibilidade de sua equipe, maior o dinheiro entrando.
Renato Fonseca.
domingo, 21 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário