domingo, 21 de setembro de 2008
Só falo português!
Vamos analisar a situação de nossos clubes hoje. Excepto um clube, o São Paulo, o restante não tem planejamento nenhum para competições internacionais, nenhum é realmente um clube internacional - alguns aparecem, ganham uma libertadores, mas desaparecem do cenário global. Desde 1991 o São Paulo de Telê se apresento ao mundo e nunca mais saiu do mapa desportivo, sempre com planejamento e marcando presença nas principais competições internacionais, além de chegar forte no campeonato brasileiro.
Essa semana o Palmeiras garantiu uma vaga na próxima fase da Sul-Americana ao ganhar do Vasco, em casa, por 3x0, mas ninguém comemorou tal façanha. Até mesmo os jogadores não ligaram para a vitória, torcedores pensavam que o jogo era válido pelo Brasileirão.
Nosso clubes reclamam de duas coisas: calendário e falta de verba.
Nosso calendário é apertado? Eu creio que não, qualquer campeonato no mundo tem a rodada do final de semana e a do final de semana.
Falta verba? Também creio que não! A verba está aí esperando alguém "pegar".
Não priorizar uma competição internacional é burrice. Técnicos e dirigentes não vêm o real valor embutido em participar em uma competição com transmissão para diversos países. O valor do prêmio pode até ser baixo, e é, mas e o patrocínio que que pode gerar um título internacional? e a valorização de um de seus craques? Ninguém coloca isso na ponta do lapís.
Nesse quesito o Tricolor Paulista de destaca! Ninguém é mais internacional no Brasil do que o time do Morumbi! Não é coincidência o time estar negociando a maior cota de patrocínio vista até hoje (estão negociando cerca de 30 milhões com as interessadas.
O torcedor também deve prestigiar seu time em uma competição como essa, pois é o nome da sua paixão que será difundido para o resto do mundo. Todos verão o quão é populoso seu time de coração!
O Palmeiras que quer desenvolver uma arena para a Copa de 2014 terá de repensar sua atitude, pois quanto maior a visibilidade de sua equipe, maior o dinheiro entrando.
Renato Fonseca.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Domingo eu quero ver... o domingo passar...
Vacilão...
O Grêmio vacilou e muito ao perder em casa para o fraquíssimo Goiás. Levar uma virada daquelas no Beira-Rio é inadmissível! Melhor abri o olho, e rápido, pois o Palmeiras está logo atrás.
Falamansa...
Por falar em Palmeiras, o time de Vanderlei atropelou o Cruzeiro em casa. Um belo gol de Diego Souza (que só começou a jogar depois que Valdivia foi embora! Quem brigava com quem?) e uma grande atuação de Marcos (um grande líder em campo). Vanderlei está rindo a toa. Seu time está quase chegando lá e Dunga está quase saindo da seleção. Ele só está esperando!
Agora sim...
O São Paulo finalmente acordou e fez uma grande partida contra o Flamengo. Muricy acertou o time e conseguiu uma bela vitória, só não foi melhor por que o André Lima errou muito e em alguns lance Dagoberto foi muito fominha (esse precisa se tocar de que é bom jogador e não um craque).
Precisa tomar Biotonico...
Caio Junior é fraco demais! Na hora do vamos ver ele afina. Errou ontem o jogo inteiro e não soube aproveitar os espaços que o São Paulo deu para o Flamengo. Para o time do Flamengo que aceita até técnico que em vez de concentrar leva o time para uma churrascaria Caio Junior está de bom tamanho.
Falamansa 2...
Eurico Miranda deve estar rindo mais que Vanderlei. Desde que Dinamite assumiu a presidência do Vasco o time está indo para o limbo. Horroroso o jogo contra o Náutico!
Fashion Week...
De bonito no futebol do Atlético Mineiro só o uniforme mesmo! Perder para o Ipatinga é demais. No centenário vai voltar para a série B. Aí podemos confirmar que camisa não ganha jogo mesmo!
Caridade...
Só mesmo os times adversários tendo um ato caridoso para que a Lusa não caia! Subiu para cair novamente. Credo!
Fugindo...
O Santos está melhor no campeonato e, ao que tudo indica, não irá cairá para a segundona. Kleber Pereira tem de receber um aumento já. Salvar um time sozinho da zona do rebaixamento é para poucos.
Mais um...
E o Corinthians vai fazendo a lição de casa. Tudo bem que o ultimo jogo foi ruim, mas a essa altura 1x0 está ótimo! São mais 4 vitórias para que o Timão confirme o retorno. Para 2009 a diretoria terá de se esforçar mais, temos exemplos do Galo e da Lusa, não podemos repetir os erros deles.
Outro...
Cuca está fracassando em outro clube! A culpa é de quem o contrata. Se continuar assim iram convidar para comandar a seleção.
Time da rodada...
Goleiro: Marco (Palmeiras) – Pentacampeão.
Zagueiros: André Dias (São Paulo) e Maurício (Palmeiras) – Raça e seriedade no final de semana.
Laterais: Zé Luis (São Paulo) e Ruy (Náutico) – Excelentes apoiadores, Ruy até marcou um contra o Vasco.
Volantes: Ramires (Cruzeiro) e Hernanes (São Paulo) – Volante tem de ser assim, sabe marcar e sabe armar o jogo.
Meias: Diego Souza (Palmeiras) Thiago Ribeiro (Cruzeiro) – Boas visões de jogo e nessa rodada não se esconderam atrás dos marcadores.
Atacantes: Roger (Sport) e Kleber Pereira (Santos) – Um oportunista e com a torcida toda a seu favor o outro carrega o time inteiro no bolso.
sábado, 13 de setembro de 2008
International SuperStar Soccer Deluxe
Rodada Italiana e Inglesa pegando fogo nesta sábado!
Robinho (Zé Graça e Mercenário Profissional) estreiou fazendo gols pelo São Caetano Inglês, mas não evitou a derrota do City para o Chelsea. Aposto mais 3 rodadas para Robinho se dar conta da besteira que fez de ir para um time de quinto escalão e logo irá arrumar uma contusão para não ter de jogar mais esse ano!
Já Felipão cada vez mais está caindo nas graças da torcida londrina. O técnico, excelente por natureza, faz um bom trabalho e os Blues lideram o campeonato empatados com o Liverpol, mas com vantagens no saldo de gols.
Outro que estreou com gols por seu time foi Quaresma (jogador mediano), muito festejado pela Internazionale, que marcou um gol na vitória sobre o Catania. A Inter é líder até amanhã, pois a rodada pega fogo mesmo no domingo! Mama mia!
Já o Barça continua decepcionando, se já era ruim com Ronaldo Gaúcho imaginem sem ele. Empatou com o fraco Racing por 1x1. O Barcelona é o rico que não sabe o que fazer com o dinheiro! Gasta muito mas acerta em pouco, vendeu toda a equipe temporada passada e vai penar até conseguir um grupo novamente, principalmente por que pois um técnico inexperiente no cargo!
Abraços.
Renato Fonseca.
A volta dos que não foram....
E lá vamos nós!
La seleción...
Depois de toda a confusão envolvendo o presidente da republica e jogadores da amarelinha o Brasil venceu e bem, mas foi só elogiar que nossa seleção voltou a ser o que era! Bom não me empolguei muito com a vitória sobre o Chile, aquele foi um jogo fora dos padrões de hoje da seleção de Dunga! Contra a Bolívia vimos o normal e o padrão de jogo (ou nenhum padrão) desse catado de brasileiros despátriados que vestem a camisa amarela!
Parabéns aos cariocas que não compareceram ao jogo! Além de ser muito caro (o mais barato a R$ 100,00) o lugar era ruim, longe de tudo no Rio de Janeiro.
Agora Dunga balança mais uma vez no cargo, aliás nunca esteve tranquilo no seu posto, sempre ameaçado com a disconfia do torcedor brasileiro. Dunga não tem culpa de ser um treinador ruim, pois quem o contratou já sabia que nunca dirigiu nenhum clube, nem mesmo o time da escola! Ricardo Teixeira, esse sim, tem culpa no cartório. Está a muito tempo da CBF e não larga o osso fácil, só sai de lá de for para FIFA e irá transformar nossa seleção em um time comum, ou pior um time sem torcida, pois olhando o ibope de quarta-feira nem a Globo está gostando muito do desempenho dos jogos da seleção que quase perdeu para a novela Chamas da Vida e Pantanal.
Mas não percam as esperanças! Nossos clubes, bem ou mal, estão aí para termos motivos para criticar e elogiar, vamos deixar a seleção de lado!
Abraços a todos.
Renato Fonseca