A Fifa aprovou nesta sexta-feira a proposta conhecida como ?6+5?, na qual os clubes terão a obrigação de escalar pelo menos seis jogadores nascidos no próprio país e no máximo cinco estrangeiros. No 58º congresso da entidade, realizado em Sidney, deu-se o primeiro passo para a adoção de um sistema de cotas em cada equipe.
?Nosso objetivo não é o de transgredir as leis em vigor. No quis diz respeito à Europa, nós nos apoiamos na base jurídica do Tratado de Lisboa, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2009. Por ele, fica reconhecida a especificidade do esporte, suas estruturas e organizações. Não buscamos o confronto, mas sim uma consulta?, afirmou Joseph Blatter, presidente da Fifa.
No começo deste mês, o Parlamento Europeu votou contra os planos do dirigente. O ?6+5? fere o livre movimento de trabalhadores, um dos principais preceitos estabelecidos pela União Européia. ?A regra do ?6+5 é considerada ilegal na UE. No entanto, a Uefa compartilha completamente a filosofia e os objetivos desta proposta. Portanto, a Uefa sustenta plenamente a resolução apresentada. Faremos tudo para ajudar o presidente da Fifa a defender os objetivos mostrados hoje?, afirmou Michel Platini, presidente da Uefa.
?O futebol repousa sobre um equilíbrio harmonioso entre o futebol das seleções e dos clubes. A perde da identidade nacional dos times coloca em perigo as equipes nacionais e provoca um crescente distanciamento entre os clubes, acentuando o abismo financeiro e esportivo entre eles, reduzindo a competitividade dos torneios e a incerteza de seus resultados. A defesa da educação e da formação de jovens jogadores, dos clubes formadores e dos valores do esforço e da motivação no futebol, em particular para os atletas mais novos, é um elemento fundamental da proteção das seleções e do restabelecimento de alguns equilíbrios, esportivos e financeiros, em relação aos clubes?, disse a Fifa em sua resolução.
Segundo os planos de Blatter, a introdução da regra ?6+5? será feita de forma gradativa. Em 2010, a cota mínima de jogadores ?nacionais? será de quatro atletas; em 2011, cinco; e em 2012 será aplicada a fórmula completa. A proposta foi aprovada com 155 votos a favor e cinco contra.
via: www.trivela.com
--------
Pra quem ta com preguisa de ler até 2012 os times terão um limite de 5 jogadores estrangeiros em campo. Começa a valer em 2010.
Grandes times Europeus como o Arsenal que não tem nenhum inglês na equipe titular ou o Milan com sua duzia de brasileiros vão ser muito prejudicados.
Pro Brasil isso é uma maravilha pois não vamos perder praticamente todos nossos jogadores bons, os meia boca como Belleti por exemplo vão continuar aqui!
sábado, 31 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário